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Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Acões Educacionais Públicas

Este programa tem por objetivo agregar ao processo educacional e formativo de alunos e professores à vivencia de um conjunto de ações integradas, multidisciplinar, cientificas, tecnologias e de inclusão em busca da racionalização e a melhoria dos serviços públicos humanizados de instituições de ensino preocupadas com a gestão pública eficaz e eficiente comprometidas com a inclusão. A ação ocorrerá por meio do desenvolvimento e implementação de um software de gerenciamento de ações administrativas inclusivas que compreendem os seguintes tópicos de interesse: planejamento e detalhamento das ações, alocação das tarefas e da carga horária das pessoas envolvidas na ação, definição de metas, definição dos critérios de avaliação pelo gestor, acompanhamento diária das ações executadas pela equipe envolvidas na ação, e criação de relatório de acompanhamento por parte do gestor do processo.

Bolsistas: Marco Aurélio, Tiago Azevedo
Prof.:Fabricio Farias


Sistema Web de Ensino e Tradução de Línguas Amazônicas para Língua Portuguesa

Atualmente diversas webpages disponibilizam em tempo real tradução e plataformas de ensino-aprendizagem de outros idiomas. No entanto, quando discutimos sobre línguas amazônicas ainda temos um espaço a ser preenchido. A internet exerce um papel muito forte relacionado a divulgação e manutenção do conhecimento, pois através de tal ferramenta é possível adquirir a informação de maneira rápida. Portanto, este projeto visa o desenvolvimento de um sistema tradutor on-line de línguas amazônicas para a língua portuguesa, proporcionando o interesse em línguas amazônicas e popularizar a discussão sobre o tema proposto através de um meio de grande acesso. De acordo com a organização socioambiental povos indígenas do brasil existem 180 línguas e dialetos indígenas no brasil, os quais ainda não possuem o seu merecido espaço de divulgação e podem desaparecer em caso de desvalorização e esquecimento por parte de governantes e pesquisadores. Com tamanha riqueza é possível desenvolver inúmeros trabalhos acadêmicos relacionados a coleta de dados e a reaproximação do povo com as suas origens primais. A sociedade brasileira possui pouco acesso a cultura indígena brasileira, assim grande parte da população ainda confunde pensamentos sobre os povos indígenas que falam tupi. No entanto, o tupi, assim como o macro-jê, são troncos linguísticos – base semelhante para diversas línguas de povos indígenas. Tais problemáticas ainda são corriqueiras, pois ainda não se explorou em escolas e na internet, de forma consolidada, a divulgação e ensino das línguas indígenas. Diferente do brasil, a Espanha apoia e motiva em algumas regiões a manutenção de línguas paralelas como o catalão. Este idioma é aprendido nas escolas da cidade de Barcelona e em cidades próximas a capital do estado catalão. Além disso, o catalão é divulgado e ensinado através da internet, popularizando-o e o tornando conhecido mundialmente.
Período: Julho/2015 a Julho/2016

Bolsistas: Adimilson Pantoja Farias, Marleude Pantoja Cristo Moura.
Voluntários: Cristiany Carvalho Cardoso, Danielle Alves Goncalves, Pablicia Dias de Farias
Prof.: Diovanni Araújo


Mathmetica: Um Aplicativo Baseado na Aprendizagem Estrutura da Matemática Elementar Chinês

Este Projeto tem como meta o Desenvolvimento de um aplicativo Mobile que atenda a pesquisa desenvolvida pela professora Liping Ma (Stanford), construindo um novo paradigma de ensino-aprendizagem de Matemática Elementar para alunos do ensino fundamental das Escolas Públicas do Estado do Pará.

Bolsista: Andréa Senna
Prof.: Silverio Sirotheau


Aumentando a Acessibilidade em Ambiente de EAD: Uma Proposta de Interação Por Voz e Libras Para a Plataforma MOODLE

Este projeto possui uma forte caráter inovador nos ambientes virtuais de aprendizagem que são usados nos polos da UAB. Com o intuito de desenvolver uma suíte de ferramentas de tecnologias assistivas, pretende-se adaptar o AVA Moodle para que possa atender as necessidades de pessoas com deficiência motora e deficiência auditiva, aumentando as possibilidades de uso deste AVA. Esta suíte de ferramentas contará com módulos/plugins que possam: executar comandos de voz para controle do AVA Moodle facilitando o uso do computador e AVA Moodle sintetizar voz tendo como base textos das atividades propostas, o que facilita o acompanhamento destas atividades, e reconhecer e sintetizar gestos em LIBRAS para facilitar a comunicação entre deficientes auditivos e professores/tutores/alunos sem o conhecimento desta linguagem. Para a disseminação destas ferramentas, prevê-se os testes em ambientes virtuais de aprendizagem de diferentes instituições para que os produtos finais possam ser amplamente difundidos.

Bolsista: Raaby Miranda
Prof.: Silverio Sirotheau


Sistema Online de Gestão de Recursos da UFPA Campus Cametá

Este trabalho visa fornecer um sistema de gestão de recursos públicos para o campus universitário de Cametá da Universidade Federal do Pará. O sistema deverá gerenciar recursos requisitados pelas faculdades que compõem este campus, dando maior transparência aos recursos consumidos por cada faculdade, limitando-as caso necessário. Toda a infraestrutura será implantada na rede local do campus.

Bolsista: Charles Viana
Prof.: Elton Sarmanho

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